[PT] Reunindo a comunidade Orbinauta que fala português!

Ae pessoal, to passando aqui só pra deixar um alô, sou brasileiro, legal escrever em português aqui no fórum. Fazia tempo que não olhava o fórum... aproveito para perguntar uma coisa, a algum tempo eu vi algum comentário sobre alguém que estava fazendo o add-on Fernando de Noronha, com um aeroporto. Alguém sabe em que status está isso? Seria muito legal ter essa ilha....

Abraço

4throck: é possível dizer de forma rápida quais os grupos de cada paraquedas? (ou os grupos estão embaralhados?) Não estou conseguindo identificar todos no meshwizard.

Eu tentei agrupar a mesh por "components" no Sketshup.
Mas como eu exporto para 3ds, depois importo em Anim8 e depois exporto para .msh sinceramente nem verifiquei se os "components" ainda estavam agrupados na versão final.

Portanto a unica solução será criar grupos no meshwizard... Ou talvez o anim8 permita fazer isso de forma mais simples e exportar.
Vou ver e já digo qualquer coisa.

Entretanto.... O VLS-Alfa já está a ganhar forma :thumbup:

---------- Post added at 22:28 ---------- Previous post was at 21:51 ----------

Ora então, pela indicação do mesh wizard temos os seguintes grupos:

Paraquedas principal 1:
134,61-72,116-127,

Paraquedas principal 2:
132,37-48,90-101

Paraquedas principal 3:
133,49-60,103-114

Paraquedas principal 4:
131,25-36,77-88

Paraquedas arrasto:
7,129

Paraquedas guia:
9,130

O meu procedimento de exportação preserva as dimensões, materiais e coordenadas das texturas, mas está a fazer grupos por materiais.... como os paraquedas principais tem listas coloridas, cada lista é um grupo, duplicado para as faces interiores e exteriores.

Bom, se der para animar com esses grupos (sao muitos) muito bem. Senão eu vou tentar juntar os grupos no Meshwizzard.

---------- Post added 19th Jun 2012 at 00:04 ---------- Previous post was 18th Jun 2012 at 22:28 ----------

http://www.aeb.gov.br/download/revista/RevistaAEB_n13.pdf

Interessantes informações à cerca do motor de combustivel liquido do VLS, uma boa ilustração do CLA que me vai permitir melhorar um pouco a Torre de Integração Móvel e ainda a antevisão do VLM! Otimas informações para os nossos addons!

Last edited:
Excelente esse PDF.

Voltando ao SARA, tenho dois pedidos depois de algumas horas de testes:

1) SE POSSÍVEL, gostaria que o número de grupos fosse reduzido para o menor possível, por questão de simplicidade. Fiz um "rascunho" das animações, mas os grupos não fecham direito nem com a tua lista, nem com o MeshWizard o.O - se não for possível, terei que catar cada grupo por tentativa e erro.

2) SE POSSÍVEL, igualmente, gostaria que os paraquedas fossem reduzidos o máximo possível (a mesh passaria a ficar no estado inicial - paraquedas fechados). Se o resultado ficar tosco, esqueça este pedido. O pedido acima tem prioridade.

andre: Se existe uma base em Fernando de Noronha, me passou batido; mas temos algo do tipo aqui: [ame="http://www.orbithangar.com/searchid.php?ID=5725"]Programa Espacial Lusófono - Bases[/ame]

OK. Eu consigo fazer grupos no MeshWizard, desde que o material seja o mesmo. Por exemplo, agrupar todas as tiras vermelhas de cada paraquedas.
Isto iria reduzir o numero de grupos significativamente.

Assim que puder vou tentar essa solução.

Ótimo! Não é impossível fazer com a quantidade atual de grupos, mas vai demandar muito tempo se for testar um por um. :)

Sim. Não vale a pena estar com aquilo que em Portugal se chama de "soluções atamancadas" (não sei se também se usa a palavra no Brasil).

Espero conseguir reduzir o numero de grupos a 3 por cada paraquedas principal.

Estive a ler muita coisa sobre o Programa Espacial Brasileiro. Parece-me que o cenário mais realista será o desenvolvimento do VS-40, seguido do VLM a par do protótipo do VLS-1 (100% combustível sólido).

O passo seguinte também me parece realista e será o VLS-Alfa (o motor liquido do ultimo estagio está em testes).

O SARA será de facto a carga ideal para brincarmos um pouco com estes foguetes, mas está a falta um microsatélite para o VLM.

Dependendo um pouco do tipo de programação que o amigo sorindafabico quiser desenvolver, eu tenho umas ideias interessantes. :hello:

Uma delas é testar um painel solar (energia em função do ângulo relativamente ao Sol), outra simular a transmissão de dados para estações terrestres.

Não é vulgar simular este tipo de coisas no Orbiter mas a meu ver seria interessantíssimo e teria outro nível de realismo. A addon da Giotto simulava a captura e transmissão da imagens para a Terra e vale só por isso (a missão em si é monótona).

As ideias são boas, mas eu vou sair de férias mês que vem e vou ficar algumas semanas longe do computador, então seria melhor começarmos a desenvolver essas ideias mais avançadas a partir de agosto. O painel solar com energia em função do ângulo do Sol eu tenho uma vaga ideia de como fazer, a transmissão de dados eu teria que pesquisar a partir do zero, mas ambos seriam aprendizados interessantes.

Quero ver se termino (ou deixo num beta avançado) ao menos o SARA e o VS-40 antes das férias. Se tiver tempo, o VLS Alfa também (mas acho improvável).

Infelizmente o Mesh Wizard da-me um erro de divisão por zero sempre que tento fazer "merge" dos grupos. :facepalm:

Assim sendo, em vez de utilizar materiais para colorir o paraquedas, optei por texturar. Desse modo, a geometria já é exportada sem subdivisões.

Agora o numero de grupos já é manejavel!

http://www.4shared.com/rar/QycpE0nX/mesh_sara.html

Não corrigi nem a orientação nem o centro do modelo, pois isso depende um pouco da programação. Por exemplo, o sc3 tem uma orientação diferente do multistage.
Qualquer coisa, cá estou!

_________

Quanto a férias, eu também vou estar ausente durante algum tempo. Concordo que a primeira prioridade deve ser o VS40 + SARA suborbital.

Eu vou tentar fazer o VLM (mesmas meshs e motores do VLS) + microsatelite usando SC3 e multistage. Não vale a pena estar a queimar tempo com programações numa missão tão simples.
Serviria para testar as meshs, melhorar a Torre Movel de Integração do CLA, ir escrevendo a documentação, etc.

Se ambos os projetos correrem bem, facilmente teremos depois o VLS-1 + Sara Orbital.

O VLS-Alfa merece mais tempo e como tal ficará para mais tarde. Gosta, por exemplo, que o som do estagio liquido fosse diferente do dos solidos. Idem para as chamas...

Last edited:
As animações de paraquedas estão funcionais. Estão num modo "demonstração", não pretendo deixar assim (possivelmente vou programar um ponto em que eles possam abrir sozinhos na atmosfera, além de modelar o arrasto aerodinâmico deles).

Se não me confundi, as teclas são:

guia = G
arrasto = Ctrl+G
principais = Ctrl+Shift+G

Girei e alinhei a mesh, deixando o eixo Z apontado para cima/prograde.

Attachments

Otimo! Assim que puder vou testar! :cheers:

Era bom saber como é que os paraquedas serão acionados na realidade. Sensor de pressão atmosférica? Temporizador?

Acham que vale a pena enviar a um email com essas perguntas aos responsáveis pela missão? Como mete militares não sei se serão muito abertos ou não.

---------- Post added at 20:20 ---------- Previous post was at 10:17 ----------

Já testei e funciona. :tiphat:

- O paraquedas guia e de arrasto tem que desaparecer quando são abertos os principais. Penso que será assim no mundo real.

- Também acho que o guia apenas serve para puxar o de arrasto. A animação de ambos pode ser junta e mais rápida.

- Os parâmetros do SARA não estão a simular a aerodinâmica, pois na reentrada ele não fica voltado para a frente. É como se não existisse atrito.

Está a evoluir bem, estou contente! :thumbup:

Last edited:
Eu pensei em sensores de pressão atmosférica estática (pra não abrir cedo demais) e dinâmica (pra não abrir numa velocidade alta demais). Pensei em deixar a opção de piloto automático para quem quiser uma missão totalmente automatizada.

Até daria pra mandar um email, mas já é tão difícil achar informações "gratuitas" que eu acho improvável que liberem tão facilmente.

---------- Post added at 07:26 PM ---------- Previous post was at 07:24 PM ----------

- O paraquedas guia e de arrasto tem que desaparecer quando são abertos os principais. Penso que será assim no mundo real.

- Também acho que o guia apenas serve para puxar o de arrasto. A animação de ambos pode ser junta e mais rápida.

- Os parâmetros do SARA não estão a simular a aerodinâmica, pois na reentrada ele não fica voltado para a frente. É como se não existisse atrito.
Quanto aos dois primeiros, ok. O terceiro eu não entendi: o piloto automático não está apontando o SARA a prograde?

---------- Post added at 07:33 PM ---------- Previous post was at 07:26 PM ----------

Nas simulações que eu tenho feito aqui, ele baixa de Mach 1 entre 5 e 6 km de altura do chão...um pouco além disso a desaceleração ficaria a cargo dos paraquedas, não?

Ele diz que isso acontece automaticamente devido ao atrito com o ar. Piloto automático fica meio irrealista na reetrada. Você pode ver a aerodinâmica em ação com um DG reentrando em 10x de velocidade, ele aponta sozinho para a frente.

Isso mesmo.

Entretanto já experimentei lançar o SARA usando o "meu" VS40 e é lindo de se ver :thumbup:
Vou trabalhar na torre de lançamento para que tudo fique completo.

Para vos abrir o apetite, aqui fica uma imagem do modelo do VLS-Alfa:
vlsalfa2.jpg

Não falta (quase) nada, pois os componentes podem são duplicados no Orbiter :-)

Last edited:
Captei. Os parâmetros atmosféricos tão default ainda (como se fosse só baseado em arquivo .CFG) e o piloto automático é só um esboço - a minha ideia é projetar algo baseado em ângulo de ataque - OU algo parecido com o modo de re-entrada balístico da Soyuz (tive a ideia agora) - e desativar totalmente os modos de atitude padrões do Orbiter (atualmente, só o prograde funciona). Mas aqui há atrito gerado pelo arrasto - talvez a simulação de arrasto padrão seja incompleta.

---------- Post added at 08:56 PM ---------- Previous post was at 08:53 PM ----------

Eu pus o piloto "provisório" no modo prograde porque coincide com a direção do escudo de calor. Eu posso inverter os eixos da mesh, trocar de prograde para retrograde e ver o que acontece.

Os eixos da mesh estão bem. Estou a usar o .dll do Sara como payload do meu VS40 multistage e a separação é perfeita. Se alterar os eixos a nave será separada com uma orientação incorreta.

O piloto automático está bem para já. Basta que assim que comece a reentrada passe para modo balístico (pode desativar o RCS, ou então ativar todos os jatos em simultâneo para expelir o combustível ainda existente a bordo).

Concordo com a ideia de copiar os parametros de outra capsula. Talvez resulte bem com ajustes por experiencia e erro :thumbup:

Entretanto... a torre está pronta, só falta exportar para mesh.
torrevs40.jpg

A inclinação é um palpite, mais uma vez não há dados concretos.

Hoje não vai dar para fazer mais nada (é tarde por aqui) e amanhã é dia de Quartos de final :) !

Joga a seleção e mais uma vez vou estar colado à TV! :cheers:
Tudo a torcer por Portugal! :hailprobe:

Last edited:
Boa! As texturas do exaust são em .dds. Se necessário, na documentação do SDK tem uma explicação detalhada.

O desenvolvimento anda meio lento nos últimos dias, tive pouco tempo disponível para me concentrar nas DLLs, espero que sobre um pouco no FDS.

:hello:, hoje estou aqui para tentar entender como configurar um modelo para que ele funcione.
Aqui está um pequeno modelo teste que eu fiz:
737i.png

Estou tentando aprender a colocar movimentos, abrir o modelo no jogo, configurar o trem de pouso, colocar um sonsinho básico e algumas luzes pisca-pisca.
(pelo que entendi vendo na pasta do jogo, o que define essas coisas é o arquivo .dll na pasta "Modules", Certo?)
Alguém poderia me ensinar a configurar o modelo?
Obrigado :tiphat:

Last edited:
Gabriel, eu só sei configurar em spacecraft3.dll e multistage.dll.
São dlls genéricos que funcionam através de um ficheiro de configuração. Esse ficheiro indica dos parâmetros do motor, pesos, áreas, meshs e localizações dos motores, RCS, etc.

O spacecraft3 serve para criar uma nave individual; o multistage é melhor para foguetes por estágios.

Normalmente a carga de um foguete é configurada em spacecraft3 (porque pode ter animações, por exemplo) e o foguete em si em multistage (porque permite ter guiagem).

A melhor forma de aprender é seguir os tutoriais que vem com esses .dlls, ou adaptar de uma nave existente. O VS40 / SARA que postei umas páginas atrás pode ser um bom estudo.

Agora para coisas como luzes e sons detalhados é preciso fazer programação especifica.

---------- Post added at 23:40 ---------- Previous post was at 12:47 ----------

Amigos, a pequena torre para o VS40 já está pronta e exportada para o Orbiter.
Sem programação não há forma de o foguete ficar com o angulo da torre.

O foguete fica sempre a apontar para 90º, o que não é correto.

Alias, o VS40 não tem (que eu saiba) qualquer tipo de guiagem. Basicamente ele assume a direção de partida (azimute e altitude) dado pela torre.

De qualquer modo, podem ver nas imagem o melhor que se consegue sem programação:

120625233351vs40.jpg

120625232344vs40.jpg

Já agora, o VLM na sua configuração original (mesmos motores do VLS):
120619233438vlm.jpg

(um pouco pequeno, a imagem é para ver o aspeto da torre + foguete + suporte)

A programação disso ficará pra agosto, quero ver se deixo o SARA "voável" até o fim de semana, quando entro em férias.

Back